top of page
Buscar
  • Valeria

O que fazer quando sofrer bullying


Você é vítima de bullying? O que você pode fazer:

1. O mais importante de tudo: Converse abertamente com os seus pais sobre o que está acontecendo com você. Ou , se preferir, fale com algum adulto da escola ou da família. Só o fato de falar vai ajudá-lo a não se sentir tão sozinho e com tanto medo.

2. NÃO revide. Isso pode tornar o bullying ainda pior, você pode se machucar ou machucar o outro e ter problemas por causa disso.

3. Se for possível,fique calmo porque o que o bully mais quer é ver que você ficou com medo, que chorou. Aí, sim, ele percebe que você é um ótimo alvo.

4. Evite o agressor o máximo possível. Não fique em lugares em que ele costuma passar ou frequentar. Tente não ficar sozinho na hora do recreio. Procure a companhia de colegas ou até mesmo de adultos. Desvie seu caminho do dele, com naturalidade.

5. Não recompense o agressor com as suas lágrimas. O que ele quer mesmo é fazer você infeliz. Não deixe que ele acabe com a sua autoestima, achando que é feio mesmo, gordo mesmo, etc etc.

6. Desarme o agressor com humor. Não é rir ou caçoar dele, porque ele pode ficar mais bravo ainda. Responda a algum xingamento ou provocação com humor.

7. Tenha uma postura ereta, confiante. Não ande com os ombros caídos e a cabeça baixa. Olhe nos olhos do agressor, não se esquive!

8. Nunca desista: continue pedindo ajuda e conversando com seus pais. Não tenha vergonha?

9. Não perca a esperança! Tudo pode mudar, por pior que pareça sua vida agora. Confie naqueles que gostam de você e que podem ajudá-lo!

230 visualizações0 comentário
bottom of page