top of page
Buscar
  • Mary PorfiroDo G1 RO

Atenção, muita atenção, professores!

Um professor de matemática da Escola Estadual Marechal Rondon, em Vitória da União, distrito de Corumbiara (RO), pode perder o direito de exercer a função. Ele é acusado pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO) de "perseguir", humilhar e praticar bullying contra os alunos. O profissional foi afastado do cargo e teve os bens bloqueados, por meio de liminar.

Na ação de improbidade administrativa, o MPRO diz que o acusado abusava da condição de professor, perseguindo os alunos e os ameaçando, afrontando, inclusive, a direção da escola. Ainda segundo o Ministério Público, o comportamento agressivo do profissional prejudicou o ambiente escolar e muitos pais de alunos e a própria direção da escola já haviam registrado denúncias junto à Promotoria de Justiça de Cerejeiras.

O processo traz relatos de declarações do professor sobre o desempenho dos alunos. "Você é desprovido", "Tenho dó de você" e "Só não passo em cima dele com o carro porque é aluno da escola" são algumas das frases ditas pelo acusado em sala de aula, segundo os estudantes ouvidos pelo MP.

Em contato com o G1, o atual diretor da escola, Paulo Sérgio Alves, explicou que os casos aconteceram na gestão anterior e que o professor foi afastado há 15 dias. "Estou ciente do problema, mas estou há pouquíssimo tempo na direção, cerca de 30 dias, e não posso dizer muito a respeito. Quando vim de Cerejeiras para cá, as situações já tinham acontecido", declara.

O MPRO pede que o professor seja penalizado com a perda da função pública, a suspensão dos direitos políticos por três a cinco anos, a proibição de trabalhar em instituições públicas e de receber benefícios ou incentivos fiscais e o pagamento de multa de até 100 vezes o valor do seu salário. O professor afastado foi procurado pela reportagem, mas não atendeu aos telefonemas e não retornou as ligações.

55 visualizações0 comentário
bottom of page