Bullying entre meninas

 

Quando se pensa em bullying, a primeira imagem que vem à cabeça é de um menino muito agressivo, que gosta de bater nos outros, que implica com todo mundo. Mas isto não é verdade, pois temos visto muitas meninas praticando bullying, não só fazendo fofoca e excluindo as outras dos grupos, mas até o bullying físico. Um exemplo logo abaixo:

Os estudiosos têm dito que as meninas estão praticando bullying tanto quanto os meninos, ou até mais.  Os adultos reagem mais rápido quando o bullying é feito por menino porque acham que as meninas são incapazes de ferir outras. Mas não é assim!

As meninas continuam a usar os grupos sociais como uma arma e o bullying relacional é bem mais comum entre elas. O bullying verbal também é uma tática preferida por elas.  Usam muito de fofocas e são rápidas para espalhar mentiras.

As meninas gostam muito de ficar sentadas e mandar outras fazer o trabalho sujo por elas, aparentemente ganhando poder com isso. Parecem ser as mais populares na escola. Elas se comportam de uma forma a deixar as outras meninas fora de seus grupinhos e longe dos meninos de quem gostam. Dividem as pessoas em grupos de “aceitáveis” e “não aceitáveis”  de acordo com as roupas que usam, penteados, sapatos e pela aparência. À primeira vista parece que são admiradas e que todos gostam delas, mas não: o que se sente é medo.

 

 

Muitas vezes também acontece o contrário: meninas que sofreram bullying e que são desprezadas se tornam bullies numa forma de chamar atenção. Elas não se acham bastante legais ou bonitas para ficarem amigas das meninas mais populares. Então, para lidar com o sentimento de ser inferior, elas começam a brigar, a dizer coisas ruins e tentar machucar as outras.


ATENÇÃO: Meninas que sofrem bullying precisam fazer de tudo para acabar com isso! Sabem porquê? Podem vir a ser mulheres que toleram o bullying em suas relações e nos seus casamentos.  Muitas mulheres que apanham dos maridos dizem que isso começou quando sofreram bullying na escola e nunca reagiram.

 

Fonte: Jay McGraw’s – Life strategies for dealing with bullies