top of page
Buscar
  • Herica Martins

Você conhece a Síndrome de Tourette?



A Síndrome de Tourette é um tipo de Transtorno Neurológico que causa Tiques motores e sonoros involuntários, ou seja, sem o controle da pessoa. Os tics geralmente costumam aparecer de forma leve na infância, entre os 3 e 5 anos, e com a idade a pessoa passa a ter os tiques com mais frequência, principalmente em momentos de stress, emoção ou euforia.

Na adolescência, entre 11 anos e 18 anos, os tiques passam a ser um pouco mais fortes e mais frequentes, aparentemente por conta das mudanças hormonais da puberdade, mas em muitos casos, tendem a reduzir a partir dos 18 anos.

Mas, é preciso que a pessoa que perceber os sintomas da Sindrome de Tourette busque acompanhamento médico, e inicie o quanto antes um tratamento que pode ser feito com: Neurologista, Psicólogos e Pesiquiatra.

Para uma pessoa ser diagnosticada com Síndrome de Tourette (ST) ela deve apresentar pelo menos dois tiques motores e um tique vocal / fônico, ou uma combinação de ambos, por um período de mais de um ano.

Principais Sintomas e Comportamento da Tourette:

🎯Tiques Motores simples e complexos

**Movimento dos olhos: Simples: piscar de olhos, ficar estrábico, uma rápida virada de olhos, rodar os olhos ou arregalar por breves minutos. Complexo: expressão de olhar como de surpresa, esquisito ou olhar para um lado por curto período de tempo, como se escutasse um barulho.

**Movimento de nariz, boca ou língua: Simples: movimento brusco de nariz, morder a língua, mastigar os lábios ou lamber os lábios, fazer beiço (esticar os lábios), mostrar ou ranger os dentes. Complexo: dilatar as narinas como se cheirasse algo, sorrir ou outros gestos que envolvam a boca, realizando expressões engraçadas ou colocar a língua para fora (protusão).

**Movimentos ou abalos (sacudidelas) de cabeça: Simples: tocar os ombros com o queixo ou levantar o queixo. Complexo: arremessar a cabeça para trás, como se fosse tirar o cabelo dos olhos.

**Encolher os ombros: Simples: sacudir os ombros. Complexo: encolher os ombros como se dissesse “eu não sei”.

**Movimento de braços e mãos: Simples: flexão ou extensão rápida dos braços, morder as unhas, cutucar com os dedos, estalar as juntas dos dedos. Complexo: passar a mão no cabelo como se fosse um estilo, tocar objetos ou outras pessoas, beliscar, contar com os dedos sem finalidade ou tiques de escrita: como escrever por cima, palavras ou letras, ou retroceder com o lápis enquanto escreve.

**Movimento de pés, pernas e dedos dos pés: Simples: chutar, saltitar, dobrar os joelhos, flexionar ou estender os tornozelos, andar pesadamente ou batendo os pés leve ou pesadamente. Complexo: dar um passo para frente e dois para trás, não pisar em linhas, dobrar o joelho profundamente, ficar de cócoras.

**Movimentos abdominais / tronco, movimento da pélvis: Tensionar o abdômen e/ou as nádegas.

*Tiques Motores Os tiques motores são caracterizados por movimentos repetitivos do portador, sem que ele consiga controlar. Os principais tiques motores podem ser: Mover a cabeça de lado ou para trás, mover sobrancelhas para cima e para baixo, piscar os olhos, fazer caretas faciais, movimentos da mandíbula, mover os olhos, encolher os ombros, esticar braço, perna ou o pescoço, entre outros.

Os tiques motores complexos envolvem combinações de movimentos e tendem a ser mais lentos e mais propositais na aparência (por exemplo, pulando, girando, saltando).

* Tique Vocais São característicos pela produção de alguns dos sons como: tossir, limpar garganta, assoviar, piar, miar, grunhido, pequenos gritos, imitar animais, etc...

O portador de tourette também pode ter a Ecolalia, que é a repetição de frases ou palavras dita por alguém com quem se conversa.

Tiques vocais mais complexos são com palavras ou frases que podem ou não ser reconhecíveis, mas que ocorrem consistentemente fora do contexto.

E uma pequena parte dos portsdores de Tourette, entre 10-15% dos casos, tem a Coprolalia, que é falar palavras inapropriadas como: palavrões, insultos étnicos ou outras palavras ou frases socialmente inaceitáveis).

Muitas pessoas que têm a Síndrome de Tourette podem ter algum outro sintoma associado, entre eles: TDAH, Ansiedade, TOC, TOD, Hiperatividade, compulsão, depressão, Autismo, etc...por isso é importante a consulta com psiquiatra para a identificação correta das comorbidades associadas à tourette.

🎯O MAIOR OBSTÁCULO PARA PORTADORES DA SÍNDROME DE TOURETTE E FAMILIARES É A IGNORÂNCIA E DESINFORMAÇÃO DAS PESSOAS QUE NÃO CONHECEM NADA DO ASSUNTO, E POR DESCONHECIMENTO TOTAL AGEM COM PRECONCEITO, FAZEM COMENTÁRIOS DESNECESSÁRIOS, FAZEM BULLYING E TEM PRECONCEITO DO QUE NÃO ENTENDEM.

Então, se você tem a sindrome de tourette, ou ama alguém com a tourette, fale mais sobre o assunto, divulgue informações e esclarecimentos.

Mas, se você não quer lidar com comentários desnecessários, e quer se resguardar, então envie mensagens via Whatsapp ou facebook para pessoas próximas e conhecidas.

Passando as informações sobre a Sindrome de Tourette você estará dando um grande passo e contribuindo para distribuir conhecimento e informação, na tentativa de sensibilizar as pessoas quanto a realidade dos portadores e familias, que não é nada fácil, que sofrem por não ter apoio, por não ter diagnóstico correto e por terminar tendo os tics agravados por tratamento tardio.

Quem tem tourette não é um ser de outro mundo, o portador da Síndrome de tourette é uma pessoa como qualquer outra, que temdireito ao respeito de todos, pois é um ser humano que pensa, fala, respira e tem emoções.

Infelizmente, o portador de tourette não tem o controle dos movimentos involuntário que causam os tics motores e sonoros característicos da Sindrome de Tourette.

A Sindrome de Tourette ainda não tem cura, mas tem tratamento, e por isso, para um melhor resultado no tratamento os portadores devem tem acompanhamento de especialistas, entre eles :

1) NEUROLOGISTA, que ajudará indicando exames adequados, para descartar outras causas dos tics, e podem receitar medicamentos para ajudar a controlar os tics.

2) PSICÓLOGOS, que ajudará o paciente com tourette reconhecendo com terapias comportamentais o paciente, fazendo com que ele passe a ser mais confiante, se fortaleca emocionalmente, e possa ter uma melhor qualidade de vida.

3) PSIQUIATRA, que ajudará o paciente medicando com o remédio indicado para os tics ou sintomas associados que o portador possa ter junto com a tourette.


Os portadores dessa síndrome são alvos constantes de bullying por que seus sintomas são muito visíveis. Precisamos realmente saber mais sobre a síndrome!


Página no fb: síndrome de tourette - conhecer para não discriminar


138 visualizações0 comentário
bottom of page